terça-feira, 18 de novembro de 2008

8/10 – quarta-feira - Paris









Bem, a viagem quase nos faz esquecer do planejamento geral. Assim fomos direto à Gare de Lyon para confirmar a ida para Avignon e depois Barcelona, quando voltarmos de Praga. Entre outras coisas optamos por uma reserva num hotel próximo à Gare para o pernoite pois chegaremos de Praga às 10 da noite e embarcaremos no TGV à 8:06 da manhã seguinte.
Tudo resolvido resolvemos almoçar num restaurante recomendado por um amigo. Fomos para a PLACE DE LA NATION para almoçar no Café CHEZ PROSPER. Excelente comida. Aida comeu um “Escalope de Poulet au Citron Confit” e o eu pedi “Le Casse-Croûte de Prosper” que vem: Tartine de Cantal Chaud, Saucisse sèche, Saucisson, Jambon de Pays, Patê de Campagne e mais uma taça de vinho “Côtes du Rhône Aoc Monillon". Tomamos ainda mais meia garrafa de vinho “Bordeuax Aoc Châteux Gontonete” pois a taça de vinho acompanhava minha refeição e eu não iria deixa-la triste e abandonada, certo? De sobremesa “Poirre Bellé Hélène” e “Dame Blanche”, as duas a base de sorvete “Berthilon”, que é considerado o melhor sorvete de Paris. Deram uma olhada na nas fotos? Pois é... e para de babar ai, pô!
Da Place de La Nation, queríamos ir a Montmartre, mas prá dar uma variadinha descemos na estação errada do metrô e descobrimos que estávamos nos JARDINS DE TUILLERIES. Em frente o MUSEU D’ORSAY, com pinturas e esculturas de arte ocidental. Obras de Van Gogh, Monet, Degas, e muitos outros.
Finalmente, conseguimos chegar a MONTMARTRE. A idéia era presenciar uma festa única que é colheita de uvas de Montmarte pois ali ainda se cultiva umas videiras que produzem cerca de quinze mil (ou mil e quinhentos...) garrafas por ano e essa colheita, no princípio de Outubro é feita com uma fantástica festa. Estava tudo armado lá. Mas não avisaram a festa... Acho que ela só chegaria no fim de semana. Não deu para nós esperarmos. Fomos então conhecer a Basílica. Subimos de funicular, com uma vista linda da cidade. Montmartre é o bairro boêmio da cidade, ponto importante de artistas e intelectuais, com animada vida noturna. Era frequentado por Degas, Cézane, Monet, Van Gogh ... e muitos outros bêbados. Até hoje.
Na parte mais alta de Montmartre está a BASÍLICA SACRE COEUR, em estilo bizantino. Sua construção teve início em 1875 e terminou em 1914. Mas foi consagrada como basílica somente depois da Primeira Guerra Mundial. Possui um sino de 19 toneladas, um dos mais pesados do mundo. Assistimos o final da missa que estava sendo celebrada, com um coral muito bonito de freiras no altar.
Depois da missa fomos passear por Montmartre. Vários restaurantes, cafés, pintores espalhados pelas ruas e bastante turistas (novidade...)
Para completar o passeio sacro-profano fomos para a praça PIGALLE, com o MOULIN ROUGE e casas de shows eróticos, restaurantes e bares. Fizemos nada lá. No hotel seria melhor.
De volta para o hotel , quando chegamos na estação Charles de Gaulle-Étoile, resolvemos descer para ver a Champs Elisees e o Arco do Triunfo á noite, toda iluminada. Deu chabu... NÃO estavam iluminadas... Voltamos então para o hotel e, de novo, nos perdendo nos corredores sem fim do metrô e finalmente... Saint Michel Notre Dame, nossa estação, para merecidamente quase meia noite tomar um bom banho, colocar um pouco as pernas para cima e finalmente dormir.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger