sexta-feira, 21 de novembro de 2008

19/10- domingo – Barcelona lembrando o Rio... com frio.








Descemos a Rambla e fomos para o PORTO DE BARCELONA. Passando pelo momumento a Colombo, chega-se às Golondrinas, barcos que circundam a cidade pelo mar. Seguindo o mundo de pessoas que iam todas na mesma direção, atravessamos a RAMBLA DEL MAR. Do outro lado da rambla começa a BARCELONETA, que na verdade era um porto, com 5 km de praia. As praias eram separadas do resto da cidade por uma velha linha de trem e um bairro ocupado por fábricas antigas. Ninguém tinha acesso às prais.
Obras desviaram a linha de trem e demoliram as fábricas. Foi construída então a Avenida Beira-Mar, com bares, shoppings, hotéis, casas noturnas, restaurantes, centros de lazer. Isto tudo em torno de 1982 por causa das Olimpíadas de Barcelona.
No final da Rambla del Mar está o MAREMAGNUN, shopping com lojas bem transadas.
Seguindo, caminhamos pelo PASSEIG MARÍTM (tô fincando bom em catalão...) , uma avenida com a praia de um lado e do outro bares e retaurantes, todos bem ao lado um do outro, como se fosse um colar. Mais à frente, sempre caminhado, o PORTO OLÌMPICO, com bares transadíssimos na praia mesmo, de frente para o mar.
Fomos então para a CIDADE VELHA, ( Centro Histórico da cidade) onde está o MUSEU DE HISTÓRIA. Chega-se então ao BAIRRO GÓTICO, com a CATEDRAL DE BARCELONA, construída entre os séculoe XII e XV. É dedicada à Santa Cruz e a Santa Eulália, padroeira de Barcelona. Em estilo gótico, possui 28 capelas! Com pinturas feitas entre os sécullos XV e XVIII..
Também no bairro gótico está a PRAÇA DEL PI, considerada a Montmartre catalã, com pintores e músicos de rua, cada um melhor que o outro.
Depois o MUSEU PICASSO. Distribuído por 5 palácios medievais tem 3.500 obras do artista, desde seus primeiros trabalhos. Neste museu está o quadro “Ciência e Cidade” que ele pintou aos 16 anos de idade. Bem perto do museu há uma sorveteria, La Campana. Casa fundada em 1870, de torrones e tudo até hoje é à base de torrones.
Fomos então ao ARCO DO TRIUNDO, monumento construído em 1888, para ser a entrada principal para a Exposição Universal de Barcelona. Todo em ladrilhos, foi restaurado em 1989.
Depois do descando do final de tarde, fomos ao SUKALDARI ( que em catalão quer dizer cozinha), um típico restauranete basco, onde optamos por sentar em banquinhos no balcão, como é de uso na terra, para comer tapas com cerveja. Um copinho de 750ml, para cada um. Que só repetimos uma vez!!!!
Há mais de setenta opções de "tapas" e lamentamos pq não ia dar mesmo para experimentar todas. Para começar “Montaditos”: pão, queijo, aliche, azeite. Seguindo “las cazuelitas”, que são pequenas panelas com as "tapas" que a gente vai escolhendo expostas ao redor do balcão. Experimentamos: “Cepes”, cogumelos temperados com azeite, cebolas e "pimientos".
“Trocitos de Cervo”, pedacinhos fritos e bem temperados de carne de porco. Em seguida “patitas de concrejo” ( patas de caranguejo) com salsa apimentada e “polpitos al vinagreta” ( polvinhos ao vinagrete). Tudo delicioso. O atendente super simpático, o bar bem bolado e bastante gente.

Bem, prá ilustrar essa parte vai um "concerto de Tapas e Copas".

Nenhum comentário:

Powered By Blogger