sexta-feira, 21 de novembro de 2008

21/10 - A Catedral de Gaudi

Hoje fomos finalmente conhecer a CATEDRAL DA SAGRADA FAMÍLIA. É uma construção impressionante. Mais parece um castelo na praia feito de areia molhada.Não é uma igreja convencional, mas uma espécie de castelo com fachadas trabalhadas e torres de mais de 100m de altura. Sua construção começou em 1882 e não tem, pelo que vimos lá, data para terminar. Todo o interior da catedral é um enorme canteiros de obras, com centenas de pessoas trabalhando, e os turistas em volta. Mas todos estes trabalhos que estão sendo feitos lá seguem até hoje os projetos de Gaudi. Seguindo seu projeto, ao fim da obra a catedral terá muito mais torres e quase o dobro da sua altura hoje. Seu fascínio está nas fachadas: a do “Nascimento”, concluída em 1930 e a da “Paixão”, de 1977. Mas é na fachada do Nascimento que está todo o estilo de Gaudi. É uma catedral para ser vista olhando para o alto. Acho que todo estudante de arquitetura deveria visitar isso aqui igual o muçulmano visita Meca. Ao lado da catedral há um museu, com a maquete de toda a catedral e detalhes de como Gaudi se inspirou em formas da natureza, para projetar, escadas, torres, etc.Da catedral, pegamos o metrô para descobrir que em minutos chegaríamos à Cidade Olímpica, onde já tínhamos estado no domingo depois de caminhar horas e horas. Ai não aguentamos mais, hotel para descansar.Saímos à noite e fomos para a Praça Reial, enfrentar a fila do restaurante “Le Quinze Nits”. Sempre que passávamos por aqui tinha uma fila enorme em frente ao restaurante. Deveria ser muito especial. Resolvemos enfrentar a fila. Cinquenta e cinco minutos. Finalmente conseguimos uma mesa e ao pegar o menu deu para entender o porque de na mesma praça, junto de dezenas de outros restaurantes, este era o único com muuuuita fila; Preço!!! Tudo bem mais barato. Pedimos um vinho muito bom. Branco, frutado, chardonay: “Fray Gernon”. Pedi uma “massa com molho de cogumelos” e Márcio um “bacalhau”. Surpresa!!!! A porção do bacalhau era tão pequena que ele quase teve uma síncope. Ai não teve jeito. Pedimos uma porção de “pão de tomate com presunto e batatas fritas”, que são servidas como entrada, o que eles chamam de " para picar" (o famono "no palito"). Resolvemos que hoje iríamos encarar uma sobremesa. Escolhemos um “Crema Catalã”, muito gostoso, um tipo de creme brulée gelado com calda de chocolate. Hoje é nosso último dia na Europa. Uma viagem maravilhosa. Vimos como tudo funciona, como tudo é diferente do Brasil e até mesmo dos Estados Unidos que conhecemos bem.
Aqui em Barcelona, pudemos ver como tudo é voltado para o cidadão, pagador de impostos. Metrô, onibus, bonde, bicicletas, tudo funciona na hora certa, integrado, com conforto. As ruas são extremamente amplas, com mais espaço para o pedestre do que para os carros. Rodamos toda a cidade usando os meios de transporte disponíveis e não vimos engarrafamento, nas áreas centrais da cidade. Como o transporte público funciona bem, todo mundo usa. Todos os ônibus são amplos, com espaço para cadeira de rodas e carrinho de bebê. Todas as plataformas de embarque e desembarque têm o local próprio para entrada e saída de cadeirantes e bebês. O metrô é confortável , espaçoso. Ao mesmo tempo que é uma viagem que empolga e apaixona, é um momento que frustra, por saber que nossos dirigentes canalhas, corruptos e incompetentes nos faz pensar que nunca chegaremos a este nível no Brasil. Chega a dar raiva ao ver que tudo aqui funciona para o cidadão e no Brasil só para político ladrão. Enfim encerramos nossa estada na Europa. Amanhã embarcaremos para NY. Outro ritmo, outro estilo de vida, mais comparações e...